05/12/2016

Kerkythea para iniciantes: Primeiros passos e dicas essenciais

Renata Bastos







Agora no Arq & Décor você encontra dicas de Kerkythea para iniciantes. Quem é da área sabe que uma boa imagem agrega um grande valor ao projeto. Porém, uma boa imagem não faz com que o seu projeto seja bom. :)

Para alunos de Arquitetura ou Design, o Kerkythea é uma mão na roda. Pois você consegue ter uma boa imagem com uma renderização feita em poucos minutos. Quem quiser uma imagem mais realista, tem que estar ciente que o render vai demorar, e se for uma imagem interna, com vários materiais e objetos diferentes, vai demorar ainda mais. 

Antes de seguir as dicas que serão dadas aqui, tenha instalado em seu computador o Kerkythea com todas as bibliotecas instaladas além do SketchUP. :)

Dica 1: Sempre use "metros" como unidade de medida a ser usada no SketchUP. O Kerkythea trabalha com a unidade de medida 1kt que equivale a 1 metro.  Então se você trabalha em metros no SketchUP, é como se estivesse trabalhando na própria unidade do Kerkythea. Caso você não saiba qual a unidade de medida que está usando, é só seguir o passo abaixo:
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
Pra ver todas as imagens ampliadas é só abrir a abri-las em uma nova guia, ou clicar na bolinha do mouse em cima dela. 

Dica 2: Pra evitar qualquer problema na hora da renderização, aplique texturas ou cores numa face real. Ou seja, na face branca da modelagem.
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
 É só clicar com o botão direito do mouse em cima da face que você quer inverter.

Dica 3: Caso você baixe algum objeto da Warehouse e está na dúvida se ele foi feito na face correta, é só clicar em Monocromático. O SketchUP vai tirar todas as texturas da sua modelagem e você vai poder ver se tem alguma textura aplicada em face inversa. Olha o exemplo abaixo:
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
Quando clicar em Monocromático você verá se tem alguma face invertida. Caso haja alguma é só aplicar a Dica 2 aqui do post.
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
Pra voltar com as texturas, é só clicar em Sombreado com Texturas. Como você inverteu a face do outro material, você terá que aplicar a textura novamente nele.

Você encontra essa opção na barra de ferramentas:
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
Dica 4: Encontre o melhor enquadramento para sua imagem. Nesse momento, tem que baixar o espírito fotógrafo em você pra posicionar a câmera da melhor maneira. Dessa forma você vai conseguir mostrar o melhor do ambiente através das imagens. 

Dica 5: Pra conseguir um enquadramento melhor, você pode fazer através do Field of View. Você posiciona a câmera onde você quiser, depois clica na letra "Z" e digita um número qualquer (tira a mão do mouse nesse momento, ok?). Isso é uma boa opção pra quando você tem ambientes pequenos e não consegue posicionar a câmera de uma forma legal sem ficar dentro de uma parede. Porém eu não gosto muito do Field of View porque às vezes, dependendo do número que você coloque, o ambiente fica distorcido, sabe? Tira a proporção do ambiente e quem olha pra imagem, sabe que ela foi "esticada". Eu vejo muitas pessoas usando esse artifício em banheiros, e fica mega estranho, porque o banheiro fica super alongado, e dá a impressão de ter um tamanho fora da realidade. Mostrei como usar o Field of View nas imagens abaixo.

No exemplo abaixo a sala que eu fiz é bem pequena, e essa é a única posição da câmera que eu consigo sem ficar nenhuma parede na minha frente: 
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
Eu apertei a letra "Z" e abaixo ele mostra o campo de visão da imagem. Como dá pra ver, ele tá com 35.00 graus

Pra aumentar o campo de visão da imagem, é só apertar na letra "Z" e logo em seguida digitar um número que você queira. Pra imagem abaixo eu coloquei "50".
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos

E agora com 70 graus:
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos
Percebem a distorção que fica na imagem? O valor varia de acordo com o ambiente. Pra essa sala, até 50 graus é um valor aceitável pra não haver distorção. Porém, ainda assim, eu não consigo visualizar a sala por completo. Em outro post vou ensinar outro truque a vocês que não distorce a imagem e fica melhor de criar as cenas para o Kerkythea. 

Dica 6: Não aplique a mesma cor em diferentes objetos no SketchUP se você quer que eles tenham acabamentos diferentes no Kerkythea. Exemplo: Se você tem um espelho num ambiente e pinta ele de uma cor cinza e aplica a mesma tinta em qualquer outro material, na hora de editar o material lá no Kerkythea, todos os outros objetos que estão com essa mesma cor também irão ficar como espelhos. Então fiquem atentos. :) 
Se você tem materiais iguais para serem renderizados, como por exemplo: vários computadores, a mesma cor e textura podem ser aplicadas a fim de acelerar o processo de ajuste de material no Kerkythea.
Dica 7: Se você for usar luz natural no seu render, é importante que você posicione sempre a sombra no SketchUP.

Dica 8: Antes de partir pro Kerkythea, é necessário criar uma cena do que você quer mostrar no SketchUP. Se você quiser mostrar o ambiente de outros ângulos, é só ir criando outras cenas. Vá para o Kerkythea com todos os ângulos que você quer renderizar já criados no SketchUP, pois facilita bastante na hora do render. Ajustar o ângulo no Kerkythea pode ser bem chato.
Kerkythea para iniciantes - Primeiros passos

Esses foram só alguns primeiros passos e dicas essenciais do Kerkythea para iniciantes. Fiquem ligados aqui no blog que, uma vez na semana, você encontrará dicas e truques novos para o Kerkythea.

Gostou das dicas? Tem algum truque indispensável na hora de usar o Kerkythea?

Renata Bastos

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, Alagoana, 24. Apaixonada por arquitetura de interiores.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo aqui do blog? Comenta o que você achou do post acima. Responderemos o mais rápido possível. =*

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib | Distributed By Blogger Templates

Designed by Freepik